Lamentamos profundamente a morte do Professor Aldo de Albuquerque Barreto. Aldo foi um pioneiro da Ciência da Informação e por suas diversas pesquisas, no ano de 2009 lhe foi concedido o título vitalício de pesquisador Senior do CNPq. em "reconhecimento a uma vida dedicada à pesquisa em ciência e tecnologia". Aldo foi presidente da ANCIB e criou e editou o periódico DataGramaZero por 14 anos.

(Fonte: Slideshare de Jônatas Abreu - Bibliotecário da UFCG)

Aldo, mesmo aposentado, mantinha ativamente a docência e pesquisa e integrava o corpo de professores da UNAMA - Universidade da amazônia, em Belém e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia / ECO - UFRJ - Escola de Comunicação da UFRJ.

Aldo morreu no dia 20 de fevereiro em seu apartamento, no bairro Jardim Botânico.