O dia do bibliotecário, comemorado no dia 12 de março e é uma forma de promover a nossa profissão. A universidade tem um especial carinho por esta comemoração, pois o dia 12 de março, foi estabelecido em razão do nascimento do nosso patrono, o bibliotecário, engenheiro, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário aprovado por concurso no Brasil. Bastos Tigre foi admitido como bibliotecário do Museu Nacional (1915) e mais tarde, da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, hoje Biblioteca Pedro Calmon do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ.

No dia 9 de março, a UFRJ fez sua comemoração do Dia do Bibliotecário. A escolha deste dia se fez em consequência do calendário acadêmico, que estabeleceu o dia 12 de março para o início das aulas e queremos estar prontos para receber nossos usuários, especialmente os ingressantes de 2018. A antecipação se justificou para podermos contar com a presença do máximo de colegas possível na comemoração também. Tivemos nesta edição comemora mais atividades de integração dos profissionais da Universidade, que, distribuídos nas 45 unidades de informação, têm poucas oportunidades de convivência e muitos nem se conhecem pessoalmente.

A programação incluiu, após uma palavra de boas vindas o Salão do CBAE, na Rui Barbosa, 762, a realização de atividades lúdicas, feira de troca de livros e uma oficina artesanal com a professora Roseli.  O Espaço Saúde do SINTUFRJ nos ofereceu uma mostra de seus serviços de terapias complementares da medicina e uma aula de ritmo  com relaxamento muito divertida.

A EBSCO Information Services do Brasil  nos ofereceu um delicioso lanche e ao longo do evento contamos com apresentações do Projeto de extensão do IPPMG / UFRJ dos Alunos Contadores de Histórias.

Parabéns, abrações e toda a admiração aos bibliotecários, especialmente aos que integram nossas bibliotecas!

O restante das fotos está em nosso Flickr.