Foi realizado nos dias 4 e 5 de Setembro de 2019 o X Seminário Memória, Documentação e Pesquisa. A décima edição do evento organizado pela Divisão de Memória Institucional (DMI) do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) teve como tema O legado da UFRJ em cem anos de história e abordou a temática do centenário da Universidade e a trajetória do seu legado científico, tecnológico, cultural, político e artístico na história do Brasil Republicano. As comemorações iniciadas com os trabalhos que foram apresentados neste décimo Seminário culminarão, em 2020, na inauguração da Exposição “UFRJ 100 Anos” com o acervo memorialístico e histórico da Universidade.

A programação dos dois dias de evento foi dividida entre as Conferências "Memória e comemoração: o legado da UFRJ", ministrada por Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ / FGV) no dia 4 e "A politica de memoria institucional da Fiocruz: o fortalecimento da cultura democrática", ministrada por José do Nascimento Junior (Fiocruz) no dia 5; os Diálogos "A UFRJ em tempos autoritários (1964-1985)", ministrado por Andréa Cristina de Barros Queiroz (UFRJ) e "A Vitrine da Memória de uma coleção especial", ministrado por Camila Teixeira (UFRJ); e Mesas Redondas onde foram apresentados e discutidos trabalhos dentro das temáticas "História e Memória Institucional" e "Acervos e Patrimônio" no dia 4 e "Trajetórias e Biografias" e "Universidade, Sociedade e Cidadania" no dia 5.

Na solenidade de abertura do Seminário estiveram presentes o Vice-Reitor da UFRJ, Carlos Frederico Leão Rocha, a Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura, Tatiana Marins Roque, a Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação, Paula Maria Abrantes Cotta de Mello, e a Diretora da Divisão de Memória Institucional do SiBI, Andréa Cristina de Barros Queiroz.

O dia 5 contou também com o lançamento do livro digital A Universidade e a sua diversidade patrimonial: memória, história, cultura e arte organizado pela Divisão de Memória Institucional do SiBI.

A série de Seminários é parte das atividades da Divisão de Memória Institucional do SIBI, que desenvolve permanentemente atividades de pesquisa, difusão de acervos que representem a história e a memória da UFRJ. Os trabalhos apresentados no Seminário estarão disponíveis na íntegra na página da Divisão de Memória.

X Seminrio memria 2019 8