Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

 

Fator de Impacto é a principal métrica que qualifica as publicações científicas com base nas citações que ela recebe.

 

O cálculo é feito somando-se as citações dos artigos recebidas no ano do cálculo do fator de impacto e dividindo esse número pela quantidade de artigos publicados nos dois anos antecedentes a esse cálculo.

 

A base estatística Journal Citation Reports (JCR) da editora Clarivate Analytics é um recurso que permite avaliar e comparar publicações científicas utilizando dados de citações extraídos de revistas acadêmicas e técnicas e o impacto destas na comunidade científica indexadas pela coleção principal da Web of Science.

 

Por meio da JCR é possível verificar os periódicos mais citados em uma determinada área e a relevância da publicação para a comunidade científica por meio do Fator de Impacto. Avalia revistas de 3.300 editores, cerca de 200 disciplinas, e 60 países. É possível verificar estatística de citações desde 2001 até o presente.

 

O JCR é uma base que avalia periódicos indexados apenas na Web of Science. Já está disponível o fator de impacto das publicações referentes ao ano de 2019.

 

Para saber como pesquisar o fator de impacto de uma publicação, assista o vídeo feito pelo bibliotecário Moreno Barros, da biblioteca do Centro de Tecnologia (CT). Além disso, o video mostra outros sistemas de ranking de qualidade científica, como o Qualis e o índice h do Google.

 

 

 

 

UFRJ Sibi - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ