Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

 

O Portal de Periódicos da UFRJ abriga as revistas científicas eletrônicas produzidas no âmbito da universidade, de modo a garantir maior visibilidade da produção científica. É uma iniciativa institucional, alinhada aos princípios do Acesso Aberto. Possui como objetivo promover o acesso, a visibilidade, a segurança e o suporte aos editores dos periódicos científicos da Instituição.

 

O portal conta com 62 títulos editados pela UFRJ. Os títulos estão indexados no Portal de Periódicos da CAPES , que permanece com 37 títulos do Portal UFRJ, enquadrados na classificação Qualis A e B1.

 

O Portal é permanentemente atualizado e o acesso é livre e gratuito. Todo o conteúdo das revistas é de responsabilidade dos editores. A UFRJ conta também com o Diretório de Periódicos que reúne os periódicos eletrônicos e impressos publicados por toda a UFRJ e que pode ser acessado a partir da página do SiBI.

 

SOBRE A CRIAÇÃO DE PERIÓDICOS

Para criar uma revista no Portal de Periódicos da UFRJ é necessário que já possua: 

a) Documento que vincula a Revista a um Departamento ou Programa de Pós-Graduação da UFRJ ou Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq e regularmente vinculado a UFRJ. 
b) Um projeto descritivo contendo: 
- Nome da Revista 
- Logo da Revista 
- Equipe Editorial: 
      - Editores (responsável(is) docente ou técnico pela publicação com vinculo ativo na UFRJ)
      - Comissão Editorial (Grupo pequeno de pesquisadores que apoiam os editores) 
      - Conselho Consultivo (Grupo de pesquisadores/avaliadores da Revista) 
      - Suporte (Quem resolverá os problemas técnicos da revista) 
- Foco e Escopo 
- Periodicidade 
- Diretrizes para autores (de acordo com as normas da ABNT) 

 

Quando o projeto descritivo da revista tiver obedecido todos os critérios exigidos deve ser enviado para análise para o : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

 

 

 

UFRJ Sibi - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ