Em 1977 foi criado o Dia Internacional dos Museus, através da iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM), um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O objetivo desta data é incentivar a sociedade a visitar e apreciar os museus, seja de arte moderna, clássica, contemporânea e etc.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abriga um conjunto diverso de museus e espaços museais vinculados ao Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio da UFRJ (SIMAP).

Em comemoração ao dia 18 de maio, o SiBI/UFRJ listou os museus que fazem parte da UFRJ:

Museu D. João VI (EBA) - Escola de Belas Artes

Museu da Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-CCS)

Museu da Computação e Memória do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE)

Museu da Escola Politécnica (POLI)

Museu da Geodiversidade - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)

EXPOSIÇÃO FECHADA: Museu está em obras

Museu da Química Professor Athos da Silveira Ramos - Instituto de Química (IQ)

Museu e Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery (CDEEAN)

Museu e Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (EMCCF) - Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF)

Museu Instrumental Delgado de Carvalho - Escola de Música (EM)

Museu Interativo da Física (LADIF)

Museu Itinerante de Neurociências (MIN) - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências

Museu Nacional

As exposições, no interior do Palácio de São Cristóvão – Museu Nacional/UFRJ, estão fechadas ao público por tempo indeterminado em virtude das obras de reconstrução/restauração do Museu. No entanto, atualmente contamos com uma exibição temporária: Museu Nacional Vive no Bicentenário.

Museu Virtual da Faculdade de Medicina

Museu Virtual do Observatório do Valongo

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.