Saiu no Portal UFRJ uma matéria sobre o Pantheon, nosso repositório institucional. A função do Pantehon é coletar, preservar e divulgar a produção acadêmica digital da comunidade da UFRJ. Ele se constitui, basicamente, de teses e dissertações da UFRJ, artigos científicos, livros eletrônicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos por professores, pesquisadores, funcionários administrativos e alunos de mestrado e doutorado. Desde o ano passado em vigor, ele tem sido continuamente alimentado de publicações, que o próprio autor pode submeter.

Abaixo está a reprodução do artigo de responsabilidade da COORDCOM.

Foto: Acervo CoordCOM UFRJ

Em atividade desde 2016, o Pantheon é um serviço disponibilizado para toda a comunidade acadêmica pelo Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ (SiBi) em parceria com a Superintendência de Tecnologia de Informação e Comunicação (SuperTIC). O objetivo é a criação de um espaço para registro e disseminação da produção científica, cultural, artística, técnica e tecnológica da Universidade.

"O repositório é uma formalização do espírito universitário", afirma a coordenadora do SiBi, Paula Mello. "Todas as produções, seja da área de saúde, econômica, social ou tecnológica, são da UFRJ. E faltava um lugar para que todos pudessem dizer nós somos UFRJ, independente da área que eu venha. Somos parte desta instituição. E o que eu fiz aqui? O que eu fiz por ela? Está tudo lá no Pantheon." De relatórios técnicos a teses de doutorado, passando por trabalhos de conclusão de curso, patentes e dissertações de mestrado, todo o material produzido na UFRJ, em formato digital, poderá ser disponibilizado na íntegra e acessado remotamente. Segundo Paula Mello, uma das maiores vantagens do repositório é a capacidade de projeção dos trabalhos: "No momento em que um trabalho entra no Pantheon, o trabalho recebe um número de identificador digital, e os programas buscadores nacionais e internacionais são comunicados desse novo trabalho. Isso gera uma projeção fora da Universidade e aumenta sua visibilidade". O número de downloads dos arquivos do repositório corrobora essa afirmação. Apenas no ano de 2016, foram mais de 107 mil pedidos de downloads vindos de diversas partes do mundo.

A maior exposição dos trabalhos e a filosofia de acesso livre não significam uma fragilidade na segurança de autoria das produções. O sistema utilizado no Pantheon cria uma identificação unívoca entre cada objeto com seus dados básicos e sua origem, na internet. "Tudo que está no Pantheon é recuperável. Colocando parte do texto, é possível encontrar todo o trabalho. Além disso, o número da identificação guarda a data de entrada do documento. Isso garante a autoridade", afirma Samantha Pontes, do Departamento de Desenvolvimento de Bibliotecas do SiBi. "Todo conteúdo está no domínio da UFRJ, o que garante a chancela da instituição."

Os trabalhos disponibilizados por autores ou orientadores devem cumprir alguns critérios: ser uma produção realizada no âmbito da UFRJ, estar em formato digital e ter acesso aberto, ou seja, não apresentar qualquer embaraço com direitos de publicação. Acesse o site do Pantheon para publicar ou consultar material acadêmico da UFRJ.

Fonte: Portal UFRJ