Os símbolos de acessibilidade são de extrema importância quando falamos de inclusão social.
Símbolos são "representações gráficas que, através de uma figura ou forma convencionada, estabelecem a analogia entre o objeto e a informação de sua representação, e expressam alguma mensagem", conforme consta na Norma Brasileira de Regulamentação (NBR) 9050, que “visa proporcionar a utilização de maneira autônoma e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos, ao maior número de pessoas, independente de idade, estatura, limitação de mobilidade ou percepção”.
Alguns símbolos de acessibilidade…
Símbolo Universal de Acessibilidade da Organização das Nações Unidas – ONU
O Símbolo Universal de Acessibilidade acima foi desenhado pela Unidade de Desenho Gráfico do Departamento de Informação Pública da ONU. O desenho representa todas as vertentes da acessibilidade: serviços, tecnologias de comunicação, assim como o acesso físico.
O logotipo é o símbolo da esperança e da igualdade de acesso para todos e, para a sua criação, foi consultado um grupo composto por organizações da sociedade civil, juntamente com as organizações de pessoas com deficiência de diferentes países, chegando a um consenso global sobre o significado de acessibilidade.
O braille é a leitura e escrita tátil voltada para cegos e pessoas com deficiência visual. Muitos locais fornecem esse sistema através de panfletos, quadros, botões e outras sinalizações para atender às necessidades desse público. O alfabeto é feito de caracteres indicados por pontos em alto relevo.
O símbolo indica a presença de recursos para pessoas com baixa visão, que apresentam, geralmente, 30% ou menos de visão no melhor olho, após todos os procedimentos clínicos, cirúrgicos e correção com óculos comuns. Tem-se como exemplos dessas ferramentas: óculos específicos, lupas e lunetas especiais, adaptações de cores e contrastes, focos de luz para leitura e textos com caracteres ampliados.
A sociedade precisa se modificar para que toda pessoa possa exercer sua cidadania, um direito social. Estejamos atentos para fazer o que estiver ao nosso alcance.