Já está disponível a programação do X Seminário Memória, Documentação e Pesquisa: o legado da UFRJ em cem anos de história.

O evento acontecerá nos dias 4 e 5 de setembro no auditório Pedro Calmon do Palácio Universitário no Campus Praia Vermelha e é organizado pela Divisão de Memória Institucional (DMI) do Sistema de Bibliotecas e Informação (SIBI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que desenvolve atividades permanentes de pesquisa, com o objetivo de viabilizar mecanismos para o diagnóstico, a identificação, a assessoria técnica, a preservação e a disseminação de acervos documentais escritos, iconográficos, cartográficos, artísticos e orais, como também o patrimônio arquitetônico, raro e histórico que representem a história e a memória da UFRJ.

Com a intenção de divulgar as pesquisas desenvolvidas pela DMI/SIBI realizamos anualmente a série de Seminários Memória, Documentação e Pesquisa. Em sua décima edição contemplará a temática sobre a efeméride do centenário da Universidade e a trajetória do seu legado científico, tecnológico, cultural, político e artístico na história do Brasil Republicano. As comemorações iniciadas com os trabalhos que serão apresentados neste décimo Seminário encerrar-se-ão, em 2020, na inauguração da Exposição “UFRJ 100 Anos” com o acervo memorialístico e histórico da Universidade.

04 de setembro de 2019

8h30 – Credenciamento
9h30 – Solenidade de Abertura do Seminário: Reitora da UFRJ: Denise Pires de Carvalho / Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura: Tatiana Marins Roque/ Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação: Paula Maria A. Cotta de Mello / Diretora da Divisão de Memória Institucional: Andréa Cristina de Barros Queiroz
10h – Conferência 1: Memória e comemoração: o legado da UFRJ: Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ / FGV)