reitoria_itinerante_1.png

 

No dia 4 de julho de 2024, o Fórum de Ciência e Cultura recebeu a nona e última visita do projeto Reitoria Itinerante. O projeto promove encontros dos integrantes da cúpula da UFRJ com os centros para apresentar a realidade da universidade e escutar as demandas das unidades.


O reitor, Roberto Medronho, fez uma apresentação mostrando a atual conjuntura da UFRJ, e depois, ele e os representantes das Pró-Reitorias ouviram as manifestações dos servidores do Fórum e de seus órgãos e tiraram dúvidas sobre diversos temas, como orçamento e infraestrutura.

 

Na ocasião, Paula Mello, coordenadora do SiBI, entregou o relatório “SiBI em números 2023”, falou sobre alguns pontos pendentes, como a reforma da CMA e da biblioteca do IPUB e citou questões que tiveram  avanços, como a reformada biblioteca do HU, a reabertura de uma parte da biblioteca do CCS e a inauguração da Biblioteca Integrada EBA FAU IPPUR.

 

 

 inauguracao_biblioteca_integrada_2024.jpg

 

 

A partir de amanhã, dia 2 de julho, a comunidade acadêmica da UFRJ terá mais um espaço de pesquisa, a Biblioteca Integrada EBA FAU IPPUR.

O espaço de mais de mil metros quadrados, localizado no segundo andar do Edifício Jorge Machado Moreira ( antigo prédio da reitoria), na Cidade Universitária, abrigará um dos acervos mais especializados sobre Arquitetura, Urbanismo, Artes Plásticas e Design da América Latina. 

As equipes e os acervos das bibliotecas da EBA, FAU e IPPUR passaram a ocupar o mesmo espaço. 

 

A biblioteca Integrada irá funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h. Em breve serão divulgados os canais de comunicação da biblioteca.

 

abertura_da_exposicao_UFRJ_EM_PERSPECTIVA.png

 

No dia 13 de junho, aconteceu no salão do Núcleo de Pesquisa e Documentação (NPD) a abertura da exposição UFRJ em perspectiva.

 

UFRJ em Perspectiva é uma pequena amostra dos mais de 50.000 desenhos e fotografias que o NPD tem sob a sua salvaguarda e que compõem o Fundo ETUB, cujo conteúdo aborda a concepção e construção da Cidade Universitária desde as suas origens. A ideia é apresentar uma abordagem panorâmica de projetos em perspectiva e fotografias da construção da Cidade Universitária, na hoje chamada Ilha do Fundão.

 

Estiveram presentes na abertura da exposição, Claudio Muniz Vianna, arquivista do NPD, Cássia, vice reitora da UFRJ,  Andrés Passaro, diretor do NPD e Paula Mello, coordenadora do SiBI,  Guilherme Carlos Lassance, diretor da FAU, Roberto Machado Corrêa, diretor do ETU.

 

Na ocasião, Paula Mello,  ganhou de presente uma réplica da planta original da biblioteca da Arquitetura.  A coordenadora do SiBI doou o quadro para a Biblioteca Integrada EBA FAU IPPUR.

 

 

WhatsApp_Image_2024-06-13_at_15.01.06.jpeg

 

chico_buarque_acervo_do_autor.png

 

No dia 19 de junho de 1944 nasceu Francisco Buarque de Hollanda. Para homenagear os 80 anos de vida de Chico Buarque, cantor, compositor,  dramaturgo e escritor brasileiro destacamos as obras escritas por ele que estão disponíveis nas bibliotecas da UFRJ. Todos os livros podem ser pesquisados através da base minerva:

 

Benjamim

Budapeste : romance

Calabar : o elogio da traição

Chapeuzinho amarelo

Chico Buarque : letra e música

Essa gente

Estorvo

Fazenda modelo : novela pecuária

Gota d’água

Leite derramado

O irmão alemão

Roda-viva : comédia musical em dois atos

 

 

sibi_e_Lei_n_14.846_2024.png

 

 

A coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI), Paula Mello esteve nesta sexta-feira, 14 de junho, em audiência com  Alex Bolsas, Superintendente Regional do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro, em comitiva da UFRJ formada pela pró reitora de Pessoal Neuza Luzia Pinto, Rogério da Silva Cruz, Diretor da Divisão de Direitos e Deveres, Esteban Crescente, coordenador do Sintufrj e Rafael Boeger, da assessoria de saúde do trabalhador da entidade.

 

A pauta do encontro foi firmar um compromisso de parceria com a superintendência no sentido de agilizar o andamento da regulamentação da Lei 14.846/24, que define como competência ao Ministério do Trabalho o estabelecimento de medidas de proteção ao trabalho realizado em arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação, considerando a regulamentação.

 

A reunião foi muito produtiva finalizando com o compromisso do Superintendente em buscar as melhores alternativas para atender o pleito dos trabalhadores da UFRJ.

 

O SiBI, a PR-4/UFRJ e o Sintufrj seguem  em busca dos direitos dos servidores para garantir a aplicação do grau de insalubridade para quem atua em unidades de informação.

 

UFRJ Sibi - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ