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Localização

Av. Pasteur 250, salas 105 e 106, Urca, Rio de Janeiro (RJ). Cep.: 22290-902

Funcionamento: 9h às 18h

 

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O SiBI entrou no clima do Oscar e selecionou filmes que foram inspirados em livros que conquistaram a estatueta mais cobiçada do mundo cinematográfico:

 

O Poderoso Chefão (vencedor em 1973)

Categorias: melhor filme, melhor ator e melhor roteiro adaptado,
Livro: O Poderoso Chefão, de Mario Puzo

 

Um Estranho no Ninho (vencedor em 1976)

Categorias: melhor filme, melhor ator, melhor atriz, melhor diretor e melhor roteiro adaptado.
Livro: Um Estranho no Ninho, de Ken Kesey

 

O Silêncio dos Inocentes (vencedor em 1992)

Categorias: melhor filme, melhor ator, melhor atriz, melhor diretor e melhor roteiro adaptado.
Livro: O Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris

 

A Lista de Schindler (vencedor em 1994)

Categorias: melhor filme, melhor trilha sonora original, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor montagem e melhor direção de arte.
Livro: A Lista de Schindler, de Thomas Keneally

 

O Paciente Inglês (vencedor em 1997)

Categorias: melhor filme, melhor atriz coadjuvante, melhor diretor, melhor trilha sonora original, melhor fotografia, melhor mixagem de som, melhor figurino, melhor montagem e melhor direção de arte.
Livro:  O Paciente Inglês, de Michael Ondaatje

 

Uma Mente Brilhante (vencedor em 2002)

Categorias: melhor filme, melhor atriz coadjuvante, melhor diretor, melhor roteiro adaptado.
Livro: Uma Mente Brilhante, de Sylvia Nasar

 

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (vencedor em 2004)

Categorias: melhor filme, melhor canção original, melhor trilha sonora original, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor efeitos visuais, melhor mixagem de som, melhor figurino, melhor montagem, melhor direção de arte, melhor maquiagem.
 Livro: O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, de J.R.R. Tolkien

 

Onde os Fracos não Têm Vez (vencedor em 2008)

Categorias: melhor filme, melhor ator coadjuvante, melhor diretor e melhor roteiro adaptado.
Livro: Onde os Velhos não Têm Vez, de Cormac McCarthy

 

Quem Quer Ser um Milionário? (vencedor em 2009)

Categorias: melhor filme, melhor trilha sonora original, melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor mixagem de som e melhor montagem.
Livro: Sua Resposta Vale um Bilhão, de Vikas Swarup

 

O Discurso do Rei (vencedor em 2011)

Categorias: melhor filme, melhor ator, melhor diretor e melhor roteiro original.
Livro: O Discurso do Rei: Como Um Homem Salvou a Monarquia Britânica, de Peter Conradi e Mark Logue

 

 

 

 

 

 

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Neste mês de fevereiro, o Sistema de Bibliotecas e Informação (SIBI) da UFRJ teve 2 subprojetos aprovados pelo Edital FINEP - preservação e salvaguarda de acervos. A proposta envolveu dez subprojetos e o SiBI participou com dois. Um destinado ao tratamento de acervos bibliográficos com características científicas e outro que versa sobre acervos bibliográficos com características históricas e culturais.

 

Com os dois projetos, conseguimos um financiamento de aproximadamente 4 milhões de reais em recursos que serão aplicados na compra de equipamentos de segurança antifurto, equipamentos de monitoramento da temperatura nos espaços de acervo, tais como termo higrômetros, verificador de temperatura e umidade. Além de equipamentos de preservação em geral, como aspirador de documentos, cabines de higienização, materiais de segurança para os servidores, contratação de serviços de digitalização de acervos raros, a fim de ampliar seu acesso ao público em geral, contratação de serviços de higienização, restauração e reparo de obras.

 

As bibliotecas contempladas foram as históricas da UFRJ, entre elas, a Biblioteca da Escola de Música da UFRJ, Biblioteca de Obras Raras do CT, Biblioteca de Obras Raras da EBA, Biblioteca do IFCS, Biblioteca da Faculdade Nacional de Direito, o acervo histórico da Biblioteca Central do CCS, além de outras coleções históricas de grande importância para o cenário científico.

 

A coleção especial do IESC, a Coleção INEP, situada na Biblioteca do CFCH, as primeiras coleções formadoras da Biblioteca da Decania do CCJE, o acervo bibliográfico do Observatório do Valongo, Museu Nacional, biblioteca do PPGAS, que foi afetada pelo incêndio no Museu Nacional, Biblioteca Pedro Calmon, Biblioteca da Faculdade de Letras e Biblioteca do IPUB. Ao todo, são 15 bibliotecas contempladas com os recursos a serem utilizados nas atividades previstas para serem realizadas ao longo de 36 meses. 

 

Como resultado final, além da salvaguarda dos materiais e coleções, esses recursos contribuirão para a criação de melhores condições para os pesquisadores, contribuirão também para o crescimento de nosso acervo digital, pensando na universalização e acessibilidade de acesso. 

 

Dentro deste projeto faremos a digitalização de teses produzidas pela UFRJ no período de 1960 a 2007, totalizando 33 mil teses a serem digitalizadas e disponibilizadas ao público. Isso também viabilizará a realização de exposições e catálogos especiais para divulgação dos acervos entre os pesquisadores.

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O uso da Inteligência Artificial está mais recorrente na rotina de atividades das pessoas, tanto na vida pessoal, como na profissional e na acadêmica. 

 

Por ser um tema que está cada dia mais presente no meio acadêmico e científico, fizemos o levantamento de eventos (lives, seminários, oficinas, entre outros) que mostram como o uso da inteligência artificial pode contribuir no desenvolvimento das pesquisas e da escrita científica, e quais os impactos desse uso. 

 

 

Ateliê de Escrita Científica: usos de Inteligência Artificial em pesquisa científica

 

A escrita científica e a inteligência artificial

 

A inteligência artificial e seu impacto no ensino-aprendizagem da escrita

 

ChatGPT: Inteligência artificial para o bem e para o mal na graduação, pós-graduação e pesquisa

 

Como o ChatGPT e as IAS estão impactando a pesquisa científica: reflexões e dilemas emergentes

 

Explorando o Potencial do ChatGPT na Pesquisa Científica

 

Ferramentas de Inteligência Artificial para pesquisa

 

IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PESQUISA ACADÊMICA

 

Inteligência Artificial e Chat GPT na Pesquisa Científica 

 

Inteligência artificial e a pesquisa científica

 

Inteligência artificial e pesquisa científica: oportunidades e desafios na jornada acadêmica

 

Inteligência Artificial e produção do conhecimento: possibilidades

 

Inteligência Artificial em sala de aula

 

Inteligência artificial: impacto acadêmico e social de sua produção científica

 

Inteligência Artificial na Pesquisa Científica: Dicas de Uso para Potencializar sua Pesquisa

 

Introdução à inteligência artificial no serviço público e pesquisa acadêmica

 

O uso da Inteligência artificial na metodologia cientifica

 

O uso da inteligência artificial na publicação científica - Desafios e oportunidades

 

O uso de Inteligência Artificial na redação científica

 

Redação científica com inteligência – natural e artificial

 

Revisão de literatura usando ferramentas de IA

 

Utilizando o CHAT-GPT no apoio à Pesquisa e Escrita de Artigos Científicos de Alto Impacto

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Fevereiro ainda é mês de férias para comunidade acadêmica da UFRJ. Pensando nisso, selecionamos 10 dicas de espaços culturais (fora do óbvio) gratuitos para serem visitados nessa ou nas próximas férias.

A maioria dos lugares apresentados nesse conteúdo fazem visitas guiadas gratuitas, basta fazer agendamento. Entre no site das instituições e saiba mais.

 

Biblioteca da Faculdade de direito da UFRJ

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Casa da Ciência da UFRJ

 

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Casa de Rui Barbosa

 

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Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro

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Museu da História e da Cultura Afro-brasileira

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Museu da Vida Fiocruz

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Museu de Astronomia

 

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Museu do Pontal

 

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Museu Histórico da Cidade

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Observatório do Valongo

 

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Desde 2016, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é comemorado em 11 de fevereiro, data aprovada pela Assembleia Geral e celebrada pelas Nações Unidas e Unesco.

 

Para comemorar essa data tão importante, vamos apresentar as mulheres cientistas que fazem parte da equipe da coordenação do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ:

 

Algacilda Alves da Conceição

Possui Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (2023), Pós-Graduação em Indexação e Recuperação da Informação pela Universidade Santa Úrsula (2002) e Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1990). Bibliotecária da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2005. Tem experiência como consultora em projetos de documentação e automatização de acervos bibliográficos. Vivência como gestora de biblioteca e de área de documentação. Amplo conhecimento no manuseio, restauração e atualização de acervo institucional, com ênfase em gestão de bibliotecas especializadas, bibliotecas universitárias e coleções especiais.

 

Título da dissertação: A análise documentária como forma de evitar o apagamento do patrimônio bibliográfico de C&T : as teses da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro do Séc. XIX

 

Amanda Moura de Sousa

Doutora em História das Ciências, e das Técnicas, e Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Ciência da Informação pelo convênio IBICT/UFRJ. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É diretora da Divisão Centro Referencial da coordenação do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ. Anteriormente, trabalhou no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro como bibliotecária. Foi bolsista CNPq na Divisão de Inovação e Prospecção Tecnológica, no Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em treinamento de usuários para uso de bases de dados, processamento técnico de recursos informacionais, divulgação científica e ações de combate à desinformação.

 

Título da tese: A desinformação e a pandemia de COVID-19: crenças e hábitos no processo de busca por informação

 

 

Andréa Cristina de Barros Queiroz

Historiadora da UFRJ (2009 - atual) e diretora da Divisão de Memória Institucional do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ (2011 - atual). Pós--Doutorado no Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ (2021-2024). Possui doutorado em História Social pelo PPGHIS/UFRJ (2011); mestrado em História pelo PPGH/UFF (2005); bacharelado e licenciatura em História pela UERJ (2002). É membro da Comissão da Memória e Verdade da UFRJ (2018-atual) e coordenadora das pesquisas de iniciação científica na CMV-UFRJ; membro do Grupo de Trabalho Patrimônio e Cultura para o Plano Diretor da UFRJ - 2030 (2020-2022);pesquisadora associada do Laboratório de Pesquisas e Práticas de Ensino em História da UERJ (2023-atual); professora colaboradora do curso de Biblioteconomia e Gestão das Unidades de Informação da UFRJ (2009-atual); professora do Curso de Licenciatura em História da UNIGRANRIO (2012-2015); professora tutora no curso de Licenciatura em História em EAD realizado pelo Programa Pró-Licenciatura do MEC/PUC-Rio/UERJ (2007-2011); Historiadora e pesquisadora da Fundação Biblioteca Nacional (2001-2007). Áreas de interesse: História do Brasil; Memória e Patrimônio. Principais temas: Rio de Janeiro; ditadura civil-militar (1964-1985); censura; imprensa alternativa; O Pasquim (1969-1991); Millôr Fernandes; humor; contracultura; ensino de história e sambas-enredo; universidades; memória institucional e patrimônio; história institucional; história pública e história oral.

 

Título da tese:  Enfim, um escritor com estilo: o jornalista, pasquiniano, ipanemense e sem censura Millôr Fernandes

 

Josiane Silva de Alcantara

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008), especialização em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (MAST - 2010), mestrado (Fiocruz/PPGHCS - 2016) e Doutorado em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz - 2023), com estágio de doutorado sanduíche na Universidade NOVA de Lisboa (2021-2022). Tem interesse nas áreas de história das práticas de mediação das ciências, história do livro e das práticas de leitura no Brasil, em fins do século XIX e início do século XX.

 

Título da tese:  Um agregado de conhecimentos úteis e indispensáveis: as relações entre ciências e instrução popular na coleção Biblioteca do Povo e das Escolas

 

Luiza Coutinho Arias

Bibliotecária-documentalista da Divisão Centro Referencial do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SiBI/UFRJ). Anteriormente, atuou como bibliotecária no Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG/UFRJ). Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui especialização em Biblioteconomia pela Faculdade Internacional Signorelli e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

 

Título da dissertação: Coleção, memória e comunicação científica: o caso dos Anais de Microbiologia

 

Maria Luiza Cavalcanti Jardim

Possui mestrado em avaliação pelo Programa de Pós-Graduação da Fundação Cesgranrio (2014); especialização em biblioteconomia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2011); graduação em biblioteconomia e documentação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (1975). Bibliotecária da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ desde 1987. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, principalmente em processamento técnico informatizado no software Aleph.

 

Título da dissertação: O Manual para a Entrada de Dados de Monografias na Base Minerva: avaliação por catalogadores da UFRJ

 

Mell Longuinho André Siciliano

Bibliotecária na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes (UNIRIO-IBICT/UFRJ). Doutora em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (PPGPMUS UNIRIO/MAST). Mestrado em Ciência da Informação pelo convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI IBICT/UFRJ, 2018). Especialização em Editoração pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, 2012). Graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2010). 

Título da tese: Patrimônio Paleontológico: ressonância e encantamento



Paula Maria Abrantes Cotta de Mello

Doutora em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ , Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Rio Grande (1978). Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação-SiBI da UFRJ. Possui experiência em Gestão de Unidades de Informação e Comunicação científica, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas universitárias, redes sociais, Bibliometria, comunicação e inovação.

 

Título da tese: Interdisciplinaridade na pós-graduação: estudo de seu impacto na produção de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Samantha Eunice de Miranda Marques Pontes

 

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense(1988) e mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(2006). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. 

 

Título da dissertação: Patrimônio gestual da capoeira carioca

 

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