No dia 29 de abril nasceu o clube do livro UFRJ LITERÁRIA.O primeiro encontro aconteceu na biblioteca do Museu Nacional e teve como centro de discussão o livro O Vento espalha minha voz originária, de Eliane Potiguara. A obra de abril foi escolhida em função da celebração ao Dia dos Povos Indígenas.
Para compor a mesa, tivemos a presença de Julia Baker que trabalha com pesquisa, produção e curadoria, e que foi a mediadora do encontro, e de Paulo Sundi, Professor da Escola de Serviço Social da UFRJ e integrante do Coletivo de Estudantes Indígenas da UFRJ.
O clube é uma iniciativa do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ e tem na sua equipe organizadora as bibliotecárias:Caroline Toledo de Oliveira (biblioteca IPPMG), Elaine de Oliveira França de Almeida (SiBI/DDB), Josiane Silva de Alcântara (SiBI/DDB), Lídia da Costa Oliveira (SiBI/ CRef), Mell Longuinho André Siciliano (SiBI/DPT) e Suellen Alves da Silva (biblioteca integrada EBA FAU IPPUR).
O clube tem como propósito principal promover a leitura, o pensamento crítico e o diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. A iniciativa pretende contribuir para que o ato de ler seja cada vez mais uma experiência coletiva e enriquecedora, conectando pessoas e ideias nos espaços das bibliotecas da UFRJ.
O encontro do mês de maio irá acontecer no dia 28/5 na biblioteca do IPUB. Fiquem ligados no nosso site e nas mídias sociais, que em breve divulgaremos mais informações e o formulário de inscrição.