Em meio à pandemia que estamos vivendo, a Elsevier, uma das maiores responsáveis pela distribuição de conteúdo científico em todo mundo, criou um centro de informações para contribuir de forma mais rápida com os avanços nas pesquisas sobre o Coronavirus. 

 

O “Novel Coronavirus Information Centerestá ativo desde o fim de janeiro compilando uma série de informações importantes sobre os avanços nas pesquisas do tema. São mais quase 20 mil artigo científicos, todos já revisados e disponibilizados em formato aberto por meio da plataforma ScienceDirect, incluindo as prestigiosas The Lancet e Cell Press.

 

O Centro de Informações conta também com uma área para pacientes e clínicos, uma área sobre saúde pública, descobertas sobre drogas, notas relevantes da mídia e um mapa dinâmico de especialistas com dados extraídos de Scopus.

 

O conteúdo também já foi compartilhado com plataformas menores como a PubMed e OMS, sem qualquer limitação de copywriting.

 

Além dessa fonte, a revista científica The Lancet, criou o The Lancet Hub , página especialmente produzida para facilitar a busca de artigos sobre a COVID-19 publicados nas edições da revista, todos igualmente abertos e disponíveis a todos os pesquisadores.

 

A Elsevier lembra também que a ferramenta gratuita Mendeley Funding, que monitora mais de 3.500 agências de fomento à pesquisa, apresenta (hoje) 142 oportunidades para pesquisadores brasileiros engajados na pesquisa sobre o Coronavirus e a COVID-19. 

 

Os conteúdos mencionados acima são atualizados quase diariamente, de acordo com novas descobertas e publicações.

 

UFRJ Sibi - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ