Por Andréa Gonçalves 

 

Muitas pessoas que trabalham remotamente estão acostumadas a utilizar o espaço das bibliotecas como escritório. Mas e quando é a equipe da biblioteca que precisa realizar seu trabalho de forma remota?

 

O trabalho remoto já era uma tendência crescente no mundo dos negócios, mas o que ninguém poderia imaginar é que a pandemia do novo coronavírus que atingiu todo o mundo nos últimos meses faria com que essa modalidade de trabalho se difundisse tão rapidamente. Seguindo a recomendação das autoridades de saúde para que as pessoas permaneçam em casa, em quarentena, a fim de evitar a transmissão do Covid-19, muitas instituições instituíram o trabalho remoto como alternativa para seguir com suas atividades.

E as bibliotecas não escaparam a essa mudança. Desde os primeiros avisos sobre a presença do novo coronavírus no Brasil, diversas bibliotecas anunciaram a suspensão de suas atividades abertas ao público, incluindo a realização de eventos e exposições, as consultas ao acervo e o uso das salas de leitura, com grande parte das equipes passando a atuar remotamente.

Algumas rotinas das bibliotecas podem ser facilmente mantidas durante o trabalho remoto, como o atendimento a usuários por e-mail, a divulgação de informações nas redes sociais e o acesso a bases de dados online. Outros serviços, como a indexação de documentos e os treinamentos para usuários, podem sofrer ajustes para continuar sendo oferecidos de alguma forma, dependendo de soluções tecnológicas que os viabilizem. E outros ainda, como a circulação de materiais do acervo, terão que ser temporariamente interrompidas.

 

Exemplos de serviços que a biblioteca pode oferecer durante a quarentena

  • Acesso remoto a bases de dados
  • Acesso a coleções digitais
  • Serviço de referência online
  • Curadoria de conteúdos na internet
  • Treinamentos online
  • Palestras e eventos virtuais
  • Normalização de trabalhos acadêmicos
  • Renovação de empréstimos

Como profissionais dinâmicos e inovadores, os trabalhadores das bibliotecas têm a capacidade de adaptar-se aos desafios dos novos tempos e aproveitar essa oportunidade para desenvolver práticas e serviços inovadores e atrair novos usuários para a biblioteca.

Porém, considerando que muitas equipes das bibliotecas estão experimentando uma rotina de trabalho remoto pela primeira vez – e em condições atípicas – preparamos algumas dicas e boas práticas para ajudá-los a encarar esse período com mais tranquilidade:

 

 - Estabeleça uma rotina

Tente seguir uma rotina diária de acordo com o horário de trabalho definido pela biblioteca (ou estabeleça seu próprio horário, se puder). Prepare-se para o dia de trabalho como se estivesse realmente indo para a biblioteca. Afinal de contas, se você tiver que participar de uma reunião online com sua equipe, não vai querer estar de pijama ou com cara de quem acabou de acordar.

Lembre-se de reservar tempo na sua rotina para as atividades de lazer com a família, bem como um período para se exercitar e descansar, procurando manter um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

 

- Organize as tarefas

O primeiro passo para organizar sua rotina de trabalho remoto é coordenar com sua liderança quais são as suas tarefas e responsabilidades, alinhando prioridades e prazos. Esclareça também de que forma seu desempenho será avaliado nesse período. No decorrer do dia, anote todas as suas tarefas, para manter um registro de suas atividades e do tempo dispendido.

Se tiver crianças ou outras pessoas sob sua responsabilidade em casa durante a quarentena, planeje como será o dia delas também, para que se mantenham ocupadas e tenham suas necessidades atendidas. Se possível, combine com outro adulto da casa para revezar os cuidados com os filhos.

 

- Use ferramentas online para otimizar o trabalho

Existem diversas ferramentas de colaboração e gestão que podem ajudar a organizar melhor o trabalho remoto, melhorar a produtividade e manter o contato com a equipe. Defina com a sua equipe quais ferramentas serão utilizadas para a comunicação interna e com os usuários da biblioteca.

Você também pode adotar o uso de aplicativos próprios para controlar o seu tempo de trabalho, organizar as tarefas e até para programar suas pausas para descanso. Mas atenção para não utilizar a tecnologia como uma distração para o trabalho. Se estiver fazendo uso de seus equipamentos pessoais para se comunicar com os colegas, tome precauções para manter a segurança das informações institucionais. Caso tenha dúvidas sobre o uso de algum aplicativo, consulte o departamento de TI da sua instituição.

 

- Faça pausas

Ao trabalhar em casa, a tendência é passarmos muito mais horas diante do computador. Lembre-se de fazer pequenas pausas durante a jornada para arejar a mente. Levante-se para ativar a circulação, alongue-se, beba água. Manter uma alimentação equilibrada também é importante. Por isso, respeite o seu horário de almoço, evitando comer diante do computador e aproveitando essa pausa mais longa para relaxar.

Diversas instituições liberaram o acesso a seus cursos online durante o período da quarentena. Aproveite o tempo livre que tiver para estudar um assunto novo, aprender idiomas ou desenvolver uma nova habilidade.

 

- Combine com as pessoas da casa

Durante esse período de quarentena, é possível que outras pessoas estejam em casa, por isso é necessário conversar com todos sobre a sua nova rotina de trabalho. Escolha um espaço tranquilo e confortável e defina os horários em que irá trabalhar. Se houver mais alguém em casa fazendo trabalho remoto, vocês podem revezar o espaço de trabalho ou, se possível, aproveitem para trabalhar juntos.

Para quem tem crianças em casa, é comum haver interrupções inesperadas. Nesse caso, o melhor a fazer é explicar a elas que você está em seu horário de trabalho e combinar algum sinal para indicar os momentos em que você precisa de privacidade. Aproveite os momentos de descanso das crianças para realizar as tarefas que exigem maior concentração.

 

- Mantenha contato com sua equipe e com os usuários da biblioteca

O trabalho remoto não precisa ser sinônimo de isolamento. Tire proveito das tecnologias para manter a interação com seus colegas através de mensagens, chat ou videoconferências. Tenha paciência, ajude os colegas que apresentem alguma resistência ou dificuldade com o uso de ferramentas online (ou peça ajuda, se for o seu caso). Se você trabalha com atendimento ao público, defina com a equipe como vocês podem usar os canais online da biblioteca para manter contato com os usuários.

Caso esteja se sentindo isolado ou tendo alguma dificuldade para enfrentar esse período de quarentena, converse abertamente com seus colegas ou com sua supervisão. Mantenha o otimismo e saiba que isso vai passar.

Lembre-se: as limitações que estamos enfrentando diante da pandemia e do cenário de quarentena atingem a todos, mas podemos usar o trabalho remoto como uma oportunidade para aprender e encarar nosso trabalho de uma forma diferente e inovadora.

 

Texto retirado da página da Proquest

 

UFRJ Sibi - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ