No dia 4 de novembro o tema da primeira roda de conversa do SiBI/UFRJ será Bibliotecas e a inclusão: uma interlocução de saberes sobre acessibilidade.

A live contará com a presença da coordenadora do SiBI/UFRJ, Paula Mello fazendo a abertura e terá a presença das bibliotecárias, Tatiana de Sousa Ribeiro da UFRJ, Clemilda dos Santos Sousa da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a mediação da bibliotecária Sulamita Nicolau de Miranda também da UFRJ.

Tatiana de Sousa Ribeiro atua no setor de Circulação e Referência da biblioteca do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), é integrante da Comissão de Acessibilidade do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ  e no seu mestrado dissertou sobre “O olhar do estudante com deficiência ou Transtorno Global do Desenvolvimento sobre as bibliotecas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)”.

Clemilda dos Santos Sousa atua profissionalmente na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, coordena a Seção de Atendimento à Pessoa com Deficiência do Sistema de Bibliotecas da UFC. Além disso, é integrante do Grupo de Trabalho em Acessibilidade da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).

Sulamita Nicolau de Miranda atua na biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais IFCS, é integrante da Comissão de Acessibilidade do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ  e tratou na sua dissertação sobre “Acessibilidade ao usuário surdo e com deficiência auditiva em bibliotecas universitárias: o caso da UNIRIO”

A live começará a partir das 16h30 e será transmitida pelo facebook do SiBI e pelo canal do youtube do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.