Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Os podcasts são programas de áudio que os ouvintes podem escutá-los na hora que quiser. Por ser mais um tipo de fonte de informação disponível na atualidade, fizemos a curadoria de podcasts relevantes para os profissionais bibliotecários.

Confira a seleção de 9 podcasts que falam sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação com conteúdos em português.

Todos os podcasts encontram-se disponíveis através do Spotify.

“Biblioteco”

Discute sobre diversos assuntos ligados à Biblioteconomia, a partir de questões progressistas. O programa já possui dois episódios e pode ser acompanhado pelas principais plataformas digitais, abordando sobre a área de Biblioteconomia, literatura e ciência da informação. O programa recebe um convidado para falar sobre a profissão, o mercado de trabalho e temas como política e inclusão social, semanalmente.

Biblioteca em Prosa

Esse podcast é um projeto de expansão do Biblioteca em Prosa, que vem para discutir temas sociais, artísticos, culturais e educacionais relevantes para a nossa sociedade. Nascemos como uma página no Instagram e agora abrimos um diálogo por meio de áudio para alcançar mais pessoas e, principalmente, aprofundar e dinamizar nossas prosas.

BIBLIOQUÊ?

Podcast sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação realizado por graduandos da Universidade Federal do Amazonas.

BiblioCast

Um podcast para a galera se conectar nas ideias da biblioteconomia, ciência da informação e afins.

Transitando na Biblio

O Podcast do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado do Rio de Janeiro - CRB-7.

Biblio Tubers

Podcast sobre cultura digital, leitura, escrita e bibliotecas.

Foca na Info

Podcast sobre biblioteconomia e ciência da informação de forma simples para entender quem é o bibliotecário e o que faz

CImplifica

O primeiro podcast brasileiro de Ciência da Informação e suas áreas transdisciplinares (Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Gestão da Informação)

Competência em Informação Instrumental

Aqui você poderá ouvir episódios com dicas, conteúdos informativos para capacitar e potencializar o uso dos recursos informacionais disponíveis, além de oportunizar a apropriação de estratégias que favoreçam as habilidades dos estudantes para produção do conhecimento científico na Universidade.

UFRJ Sibi - UFRJ