DOI significa Digital Object Identifier, ou seja, Identificador de Objeto Digital. É um padrão para identificação de documentos em redes digitais. Composto por números e letras, é atribuído a um objeto digital para que este seja identificado de forma única e persistente no ambiente Web. O DOI originou-se de uma iniciativa conjunta de três associações comerciais na indústria editorial (International Publishers Association; International Association of Scientific, Technical and Medical Publishers; e Association of American Publishers) como uma estrutura genérica para a gestão de identificação de conteúdos através de redes digitais, considerando a tendência para a convergência digital e a crescente disponibilidade de multimídias (International DOI Foundation, 2014).

A CrossRef é uma associação de editores e instituições que publicam na internet e que necessitam registrar seu conteúdo e metadados de forma única e persistente. Ela é o principal agente de atribuições de DOIs no mundo (Damásio, 2013).

 

Para saber mais sobre o assunto leia na íntegra o artigo:

FERREIRA, Elisabete et al. Digital Object Identifier (DOI): o que é, para que serve, como se usa?. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 5-9, set. 2015. ISSN 2237-826X.

Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/42369/26039 >. Acesso em: 24 set. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v4i1.42369.

 

Vídeos sobre o tema:

 

O QUE É O DOI - RCMOS - Revista Científica

https://www.youtube.com/watch?v=K7-l_tWb0GU

 

O que é necessário para obter o DOI? - Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento

https://www.youtube.com/watch?v=_pk43E0g538

 

7 Motivos para colocar DOI no Artigo Científico - Revista Científica Núcleo do Conhecimento

https://www.youtube.com/watch?v=OYGSJUtd4fE

 

UFRJ Sibi - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ