No dia 6 de dezembro de 2022 em sessão do Conselho Diretor do Fórum de Ciência e Cultura, o Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SiBI/UFRJ) teve aprovada sua Política de Desenvolvimento de Coleções do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ.

A política visa estabelecer as diretrizes e atividades que orientem as tomadas de decisão para a composição dos acervos das bibliotecas da Universidade. A formalização da política permite que a coleção cresça de maneira consistente, qualitativa e quantitativamente, guiando as atividades de seleção e aquisição do material informacional de suas unidades. A coleção deve ser selecionada e desenvolvida para responder aos interesses de seus usuários, promovendo o acesso, a recuperação, a disseminação e o intercâmbio de informações especializadas.

Vale ressaltar que neste documento são apresentadas instruções conceituais para cada biblioteca elaborar a sua política de acordo com as especificidades do acervo da sua unidade.

O comitê técnico responsável pela elaboração da política é formado pelos bibliotecários:  Maria Luiza Cavalcanti Jardim (Organizadora)  Algacilda Alves da Conceição (Organizadora) Andréa Regina Antunes França de Melo e Miguel R. Amorim Neto.