11_Feed_berinjela__Instagram_do_SIBI.png

 

O dia 26 de setembro tem como objetivo propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade.

 

A fim de contribuir nos debates sobre o tema neste dia, fizemos o levantamento de aplicativos que facilitam a comunicação de pessoas surdas:

 

Guia Prático de Libras

É um aplicativo que funciona para serem feitas consultas de palavras e sinais, além de também ter o alfabeto em Libras.Com o aplicativo, é possível fazer consultas de palavras em ordem alfabética, por assunto, de acordo com a mão e há atualização constante de novos sinais.

 

Hand Talk

Ferramenta para dispositivos móveis que faz uso de um personagem para converter textos, imagens e áudio para Libras. É possível, inclusive, tirar a foto de uma placa e pedir para traduzi-la. O projeto, desenvolvido em Alagoas, ganhou o World Summit Award Mobile, uma competição bianual promovida pela ONU que reconhece aplicativos de relevância para a humanidade.

 

Librasflix 

É um aplicativo que oferece filmes, séries e documentários com conteúdos inclusivos na língua de sinais. Além disso, o Librasflix oferece um glossário com os termos em Libras e os sinais conforme a variação regional, feitos por intérpretes reais.

 

Live Transcriber

É um aplicativo que transforma as falas capturadas pelo microfone do smartphone em legendas em tempo real na tela do aparelho. O app está disponível em mais de 70 idiomas e dialetos.

 

ProDeaf Móvel

O ProDeaf é uma plataforma móvel que traduz o português textual e oral para a Língua Brasileira de Sinais. Com o aplicativo no celular ou tablet, é possível falar ou escrever um texto e vê-lo traduzido para Libras por meio de um avatar 3D com mãos e expressões faciais bem destacadas para facilitar a compreensão dos sinais.

 

StorySign 

Ferramenta usa realidade aumentada e inteligência artificial para ajudar na educação infantil. Ele funciona de uma maneira interessante, basta apontar a câmera do celular para um texto em um livro físico para acionar os movimentos e gestos em Libras da personagem 3D. O StorySign foi desenvolvido pela Huawei em 2018 e, após atualizações, traz dois livros infantis em português traduzidos para Libras.

 

Uni LIBRAS

Dicionário com índice em Libras que permite ao usuário encontrar sinais por meio de vídeos, fotos e palavras. O aplicativo também oferece opções de busca (em Libras ou português) na internet, vídeos com intérprete e download de conteúdos. Seu grande diferencial, segundo o desenvolvedor André Mietti, é o índice em LIBRAS: “Isso facilita muito para pessoas que não dominam a Língua Portuguesa mas sabem LIBRAS”, diz.

 

Fontes consultadas

https://www.ines.gov.br/noticias/57-portal-noticias/98-aplicativos-comunicacao-entre-surdos-e-ouvintes

https://vidacelular.com.br/2021/01/12/12-aplicativos-android-para-pessoas-surdas/

https://canaltech.com.br/android/google-lanca-dois-aplicativos-para-ajudar-usuarios-com-deficiencia-auditiva-132005/

 

UFRJ Sibi - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ