Notícia veiculada no Portal CAPEs sobre o Grupo de Trabalho (GT) do Portal de Periódicos que inclui que inclui Paula Mello, coordenadora do SiBI, Eneida de Oliveira e Elaine Paula, ambas do Centro Referencial e Help Desks do Portal de Periódicos da CAPES para atendimento à Região Sudeste do Brasil.

Nos dias 20 e 21 de junho, as bibliotecárias do Grupo de Trabalho (GT) do Portal de Periódicos se reuniram no edifício sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília, para compilar os dados da avaliação dos periódicos feita no ano passado pelos coordenadores de Programas e coordenadores de Área do órgão. A partir da consolidação das informações e de outros requisitos pré-estabelecidos, será possível sugerir os periódicos que poderão ser cancelados a partir de 2018.

Em 2016, a Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB) convidou todos os coordenadores de Programas e coordenadores de Área para participar de um novo processo de avaliação dos títulos. A metodologia adotada tinha como objetivo envolver ainda mais a comunidade acadêmica no processo de renovação de conteúdos assinados pela CAPES com os editores internacionais.

A avaliação ocorreu em duas etapas, sendo iniciada em setembro do ano passado. Os critérios foram definidos pelo GT, criado pela Portaria CAPES nº 56, de 30 de abril de 2015. Os coordenadores tiveram acesso a um formulário online para fazerem suas contribuições a respeito dos periódicos indexados no Portal.

Foto: Portal CAPES

Durante os dois dias em que as bibliotecárias ficaram reunidas, elas detalharam a metodologia e fizeram a compilação dos dados, baseando-se, entre outros critérios, nas estatísticas de acesso. Dessa forma, além de analisar as publicações que já estão disponíveis, a equipe tem à disposição dados que servem como subsídio para a renovação ou não dos contratos e para a escolha de novos conteúdos, diversificando sempre que possível o acervo acadêmico, científico, tecnológico e de inovação disponível na biblioteca virtual da CAPES.

O diretor de Tecnologia da Informação da CAPES e presidente do GT, Sandro Araújo, participou da reunião e falou sobre a relevância da análise dos títulos. “Hoje o Portal de Periódicos está sob os holofotes dos órgãos de controle e, inclusive, os investimentos feitos na biblioteca virtual estão em discussão”, ponderou.

“Devemos defender nossas escolhas, uma vez que conhecemos profundamente a necessidade da comunidade acadêmica. Acho válido fazer filtros e remover o que for considerado ‘descartável’, mas também é preciso analisar: será que os conteúdos com baixo acesso são desconhecidos, por isso não são recomendados? Nesse caso, seria mais apropriado tirar o que é bem conhecido e mal recomendado”, considerou Sandro.

As bibliotecárias do grupo que participaram do encontro foram Paula Maria A. Cotta de Melo (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Viviane Carrion Castilho (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Flávia Maria Bastos (Universidade Estadual Paulista) e Maria Fazanelli Crestana (Universidade de São Paulo).

A coordenadora-geral do Portal de Periódicos, Elenara de Almeida, e a coordenadora de Bolsas no Exterior da Diretoria de Relações Internacionais, Andréa Carvalho Vieira – que também é secretária executiva do GT – estavam presentes na reunião. Além das coordenadoras, participaram os bibliotecários do Portal de Periódicos, Katyusha de Souza e João Henrick Melo, e o responsável pela área de estatísticas do Portal, João Tibúrcio de Oliveira.

O trabalho foi iniciado na CAPES e, por sua alta complexidade, terá continuidade em julho para ser concluído.

Alice Oliveira dos Santos