Pesquisar

Links

arte_conteudo_em_acesso_aberto.png 

 Conteúdo em acesso aberto

 UFRJ HorizontalCompleta Tela Positivo

                                                                                                                                                                                             forum_logo_positivo_cor.png

Localização

Av. Pasteur 250, salas 105 e 106, Urca, Rio de Janeiro (RJ). Cep.: 22290-902

Funcionamento: 9h às 18h

 

clube_do_livro_mes_de_julho_25.png

 

O quarto encontro do Clube do Livro “UFRJ Literária” irá debater o livro "O crime do cais do valongo", de Eliana Alves Cruz.

 

A escolha da obra e da referida autora para o mês de julho se deu em função da celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. 


O encontro irá acontecer no dia 31/7 (quinta-feira), às 14h na Biblioteca do Observatório do Valongo - UFRJ |  Ladeira do Pedro Antônio, 43 - Centro.

 

Quem pode participar?

Todas e todos os leitores são bem-vindos, independente de ter vínculo ou não com a UFRJ. Para participar é necessário apenas fazer inscrição. Clique aqui e preencha o formulário.

 

Resumo da obra

Um corpo amanhece em um beco, envolto em uma manta e com pequenas partes cortadas. O crime do cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz, é um romance histórico-policial que começa em Moçambique e vem parar no Rio de Janeiro, mais exatamente no Cais do Valongo. O local foi porta de entrada de 500 mil a um milhão de escravizados de 1811 a 1831 e foi alçado a patrimônio da humanidade pela UNESCO em 2017. A história acontece no início do século 19 e é contada por dois narradores ― Muana e Nuno ― que conviveram com a vítima: o comerciante Bernardo Vianna.​​

UFRJ Sibi - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ