Espaco_Integrado_de_Bibliotecas.jpg

No dia 1º de dezembro de 2023, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Integrado de Bibliotecas da EBA, FAU e IPPUR.

Coordenado pelo professor Petar Vrcibradic e pelo arquiteto do corpo técnico da FAU, Ramon Assis de Oliveira, o Projeto Espaço Integrado reuniu apoio de professores, estudantes, técnicos e terceirizados iniciando as obras em dezembro de 2022.

O espaço de mais de mil metros quadrados, localizado no segundo andar do Edifício Jorge Machado Moreira, na Cidade Universitária, abrigará um dos acervos mais especializados sobre Arquitetura, Urbanismo, Artes Plásticas e Design da América Latina. Além disso, a biblioteca dispõe de infraestrutura para produção de mídia digital e acesso à internet compatível com as atuais demandas de conectividade graças ao apoio da Superintendência de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).

Por enquanto, a biblioteca não está aberta ao público, visto que no espaço há apenas as estantes e algumas mesas para estudo. Todo o acervo será gradativamente colocado no local.  A previsão é que a Biblioteca Integrada esteja funcionando a partir do início de 2024.

No mesmo dia da inauguração do espaço, o projeto Biblioteca Integrada EBA FAU IPPUR da UFRJ, feito pela equipe do Projeto FAU - Ateliê Universitário, foi premiado na categoria Interior e Design da 61ª Premiação anual do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Rio de Janeiro.