Pesquisar

Links

 

 

 

 

 

 

 

  

  

 

 

 

Panorama: estatísticas das bibliotecas

 

Gerador de Ficha Catalográfica

 

      

  

 Histórico do SiBI

 

 

O Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ (SiBI) teve início em 1983, a partir de projeto proposto por comissão de bibliotecários coordenada pela professora Lena Vânia Ribeiro Pinheiro, a qual tinha a função de organizar a aquisição centralizada de periódicos estrangeiros para a UFRJ. O sucesso desse trabalho demonstrou à Universidade a necessidade de uma nova organização, de estrutura sistêmica centralizada para a administração de suas bibliotecas. 

 

Há 26 anos o SiBI vem desenvolvendo ações para promover a integração das bibliotecas da UFRJ, bem como para sua integração às políticas acadêmicas e administrativas da instituição. É consolidado o reconhecimento de seu papel como estrutura de apoio indispensável aos programas de ensino, pesquisa e extensão e à cooperação técnico-científica, cultural, literária e artística da instituição.

 

O SiBI atua como órgão promotor do desenvolvimento das bibliotecas, da capacitação continuada de seus membros, da atualização e manutenção dos acervos, modernização e informatização, definição de políticas de informação e padrões técnicos. As bibliotecas que integram o SiBI, são gerenciadas também através da coleta de dados anuais para a base BAGER (Base Gerencial), a partir da qual, tem subsídios para avaliar o desenvolvimento e o desempenho das bibliotecas, assim como também de identificar as necessidades de pessoal, acervo e infra-estrutura que serão atendidas pelos recursos orçamentários que dispõe e por projetos e editais que participa. 

 

Dessa forma, o trabalho do SiBI visa colocar as bibliotecas da UFRJ no mesmo padrão de qualidade que a UFRJ oferece à sociedade em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

 

Gestões anteriores

 

1989: Lena Vânia Ribeiro Pinheiro (Coordenadora da implantação)

1989-1990: Maria de Fátima Raposo

1990-1996: Dolores Rodriguez Perez

1997-2003: Mariza Russo

2003 - : Paula Maria Abrantes Cotta de Mello

 

 

 

UFRJ Sibi - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ