Em meio à pandemia que estamos vivendo, a Elsevier, uma das maiores responsáveis pela distribuição de conteúdo científico em todo mundo, criou um centro de informações para contribuir de forma mais rápida com os avanços nas pesquisas sobre o Coronavirus. 

 

O “Novel Coronavirus Information Centerestá ativo desde o fim de janeiro compilando uma série de informações importantes sobre os avanços nas pesquisas do tema. São mais quase 20 mil artigo científicos, todos já revisados e disponibilizados em formato aberto por meio da plataforma ScienceDirect, incluindo as prestigiosas The Lancet e Cell Press.

 

O Centro de Informações conta também com uma área para pacientes e clínicos, uma área sobre saúde pública, descobertas sobre drogas, notas relevantes da mídia e um mapa dinâmico de especialistas com dados extraídos de Scopus.

 

O conteúdo também já foi compartilhado com plataformas menores como a PubMed e OMS, sem qualquer limitação de copywriting.

 

Além dessa fonte, a revista científica The Lancet, criou o The Lancet Hub , página especialmente produzida para facilitar a busca de artigos sobre a COVID-19 publicados nas edições da revista, todos igualmente abertos e disponíveis a todos os pesquisadores.

 

A Elsevier lembra também que a ferramenta gratuita Mendeley Funding, que monitora mais de 3.500 agências de fomento à pesquisa, apresenta (hoje) 142 oportunidades para pesquisadores brasileiros engajados na pesquisa sobre o Coronavirus e a COVID-19. 

 

Os conteúdos mencionados acima são atualizados quase diariamente, de acordo com novas descobertas e publicações.

 

 

Por solicitação da Capes, durante o período da pandemia do COVID-19, editores internacionais, através do Portal de Periódicos, liberaram acesso aos seus conteúdos para apoiar o trabalho dos pesquisadores.

 

A ação foi motivada pela situação atual de confinamento e restrição de contato, e pretende apoiar a comunidade de pesquisa no processo de entendimento e minimização do impacto do novo coronavírus.

 

Os parceiros “removeram o controle de acesso aos seus conteúdos fechados em atenção à pandemia, em decorrência do grande número de pessoas infectadas e vitimadas pelo COVID-19”, explicou Patrícia de Almeida, coordenadora geral do Portal de Periódicos. Esse material disponível ajudará pesquisadores, médicos, enfermeiros e outros profissionais engajados com a emergência de saúde global, para o controle da situação.

 

A Sociedade Americana de Microbiologia (ASM) deixou em acesso aberto 50 artigos científicos, publicados em 2019, nas suas 16 revistas acadêmicas. Além disso, criou uma página dedicada aos recursos sobre o COVID-19com informação atualizada e análises de especialistas. O material ficará livre por tempo indeterminado.

 

Também estão disponíveis diversos recursos da British Medical Journals (BMJ). “Os conteúdos ficarão acessíveis gratuitamente por tempo indeterminado, prezando pela disponibilização de informações científicas conforme as demandas da comunidade”, afirmou Laura Santana, gerente de Desenvolvimento de Negócios da editora.

 

Annual Reviews liberou seus títulos até 30 de abril. Contudo, esse prazo poderá ser estendido, se necessário. O material da editora Oxford University Press (OUP), que contém ferramentas para o estudo do coronavírus e temas afins, será oferecido em acesso aberto por período indeterminado.

 

editora Emerald compilou pesquisas relacionadas ao gerenciamento de doenças e epidemias e disponibilizou até o dia 31 de março. “Embora esses materiais não estejam apenas relacionados aos atuais desafios clínicos do novo coronavírus, eles podem fornecer um contexto relevante sobre como o mundo reagiu a surtos e epidemias anteriores”, avaliou a editora.

 

A Elsevier deu acesso temporário e gratuito por 90 dias, pela plataforma ScienceDirect, a 256 títulos nas mais distintas áreas de conhecimento, como uma forma de apoiar as classes online. Além dessa iniciativa, a editora desenvolveu ainda dois outros recursos de livre acesso que concentram informações especializadas e selecionadas para a comunidade em geral: Novo Centro de Informações sobre Coronavírus Lancet Hub.

 

“Considerando a relevância do tema e a necessidade de facilitar o acesso à informação científica para pesquisas na área, nossa equipe de especialistas realizou uma curadoria de conteúdo em várias bases de dados”, anunciou a editora Ovid Technologies. Dessa forma, parte dos recursos de pesquisa está disponível em acesso aberto para a comunidade científica por tempo indeterminado.

 

editora Wiley liberou para a comunidade acadêmico-científica o acesso a uma coleção de mais de 5 mil artigos de periódicos relevantes, capítulos de livros e entradas nos principais trabalhos de referência, além de um feed gratuito e em tempo real das mais recentes pesquisas e notícias sobre o novo vírus corona.

 

Estão acessíveis, também, coleções especiais criadas em parceria com a Biblioteca Cochrane e demais recursos para os interessados em explorar perspectivas históricas sobre epidemias, métodos usados para controlar sua disseminação e políticas de saúde associadas.

 

Texto retirado da página da Fundação Capes

 

 

 

 

 

A fim de sanar dúvidas e levar informação confiável a todos sobre o Coronavírus, elencamos alguns sites, aplicativos e bases de dados que estão disponibilizando informação sobre o tema.

 

 

Sites/Plataformas

 

 

Organização Mundial da Saúde (OMS) 

 

 

Coronavirus.gov

 

 

Ministério da Saúde

 

 

 Aplicativo Coronavírus-SUS

 

O Aplicativo foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde e fornece informações, dicas, mapa de unidades de saúde, além de uma avaliação rápida sobre a relação de sintomas relatados com a definição de caso suspeito do vírus.

 

 

UFRJ lança site sobre novo coronavírus

 

UFRJ criou um site com orientações sobre a prevenção e os riscos relativos à pandemia. A plataforma traz recomendações, notícias e material informativo atualizados de acordo com as diretrizes do Grupo de Trabalho da UFRJ sobre o Novo Coronavírus, instituído a fim de desenvolver ações de combate à crise.  

 

  Além disso, foi elaborada esta cartilha com as orientações a respeito do Corona vírus.

 

 

Coronavírus 2019-nCoV: Informações para pesquisadores

 

A Fiocruz reuniu uma série de links referentes às fontes de informações mais importantes sobre a epidemia, para facilitar a circulação do conhecimento e ajudar toda a comunidade científica a ficar a par das últimas novidades sobre a doença. 

 

 

Ibict: plataforma de especialistas e pesquisas sobre o Coronavírus

 

A plataforma disponibiliza informações sobre as pesquisas científicas publicadas, até o momento realizadas por 43 pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa do Brasil.

 

 

Biblioteca temática "Novo Coronavírus Covid-19 | Fiocruz

 

A Vice Presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) está disponibilizando uma biblioteca temática sobre o Coronavírus COVID-19 com mais de 1000 publicações científicas e orientações para autoridades sanitárias, profissionais de saúde e a população geral. 

 

Para ter acesso aos documentos e/ou links disponíveis na biblioteca temática "Novo Coronavírus Covid-19 | Fiocruz" basta seguir os passos: 

 

1)  Ter uma conta no site www.zotero.org (login e senha)

2)   Solicitar um convite para participar do grupo Novo Coronavírus Covid-19 | Fiocruz https://www.zotero.org/groups/2442236/novo_coronavrus_covid-19__fiocruz

 

 

Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)

 

 

American Library Association: o que as bibliotecas podem fazer como prevenção?o que as bibliotecas podem fazer como prevenção?

 

Sugestões específicas para bibliotecas ante o coronavírus.

 

 

Site reúne os papers diários indexados na PubMed, Embase, bioRxiv e MedRxiv

 

 

A Dash Radio lançou a primeira estação dedicada de informações sobre coronavírus  

Desenvolvido pela empresa líder em inteligência Ergo e apresentando conteúdo da Providence St. Joseph Health e de seus especialistas clínicos, os ouvintes podem fazer check-in 24 horas por dia, 7 dias por semana, para obter fatos das principais fontes sobre o tema.

 

 

Editoras

 

 

Taylor & Francis Group - Coronavirus (COVID-19) reading list

 

Pesquisas relacionadas a coronavírus e revisadas por pares publicadas nos jornais Taylor & Francis agora estão livres para acessar e disponíveis para qualquer um ler.

 

 

Clarivate Analytics com informações sobre o Coronavirus 

 

Clarivate Analytics permite acesso a qualquer pessoa  pela internet, não precisando estar em acesso autorizado.  São relatórios, artigos cientificos em conteudo completo, análises e inclusive, um acesso temporário ao nosso software Cortellis Drug Discovery Intelligence, e pode ser divulgado para qualquer interessado, dentro ou fora da instituição.

 

 

Springer Nature permite acesso rápido e direto às mais recentes pesquisas, evidências e dados disponíveis sobre Coronavírus

 

No site estão artigos de pesquisa relacionados aos periódicos da editora, além de comentários adicionais sobre esse tópico e livros relevantes. Todo o conteúdo listado é de acesso gratuito. Se você não conseguir acessar um artigo entre em contato com a equipe de atendimento ao cliente.

 

 

Cambridge university press

 

Coronavirus Free Access Collection

 

 

Elsevier - Novel Coronavirus Information Center

 

Centro de informações para contribuir de forma mais rápida com os avanços nas pesquisas sobre o Coronavirus

 

 

Editora CABI está com acesso liberado à vários conteúdos sobre o COVID-19

 

 

RSNA Journals

 

 

THIEME

 

 

KARGER

 

 

Kluwer - COVID-19 Resources & Tools (Coronavirus Resources)

 

 

APA : COVID-19 FAQ

 

 

Bases de dados

  

WILEY

 

 

COVID-19 SARS-CoV-2 preprints do medRxiv e bioRxiv

 

 

Uptodate

 

 

Pubmed

 

 

Ebsco (incluindo o DynaMed)

 

 

Cochrane

 

 

American Society for Microbiology

 

 

Royal Society

 

Periódicos

 

The New England Journal of Medicine (NEJM)

 

 

JAMA

 

 

BMJ 

 

 

  

 

 

  

 

 

A Elsevier disponibilizou para acesso temporário gratuito através do ScienceDirect 256 títulos de livros didáticos (textbooks) nas mais distintas áreas de conhecimento , como uma forma de apoiar estudantes e pesquisadores.

 

 

 

 

 

 

Durante esse período desafiador, a JSTOR e seus editores parceiros estão disponibilizando 26 periódicos de Saúde Pública  para acesso gratuito até 30 de junho de 2020.

 

Os tópicos abordados incluem Epidemiologia, Política e Administração de Saúde, Saúde Ocupacional e Ambiental, Equidade em Saúde e Cultura de Saúde, Envelhecimento, Bioética e Promoção da Saúde.

 

UFRJ Sibi - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ