Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

 

A fim de aprimorar e avaliar e os seus serviços, a  Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música está realizando o Estudo de usuários 2019.

 

A pesquisa tem o propósito de avaliar a satisfação dos usuários com os serviços prestados e com a estrutura física da Biblioteca Alberto Nepomuceno.

 

O formulário pode ser respondido até 18/12/2019. Sua participação é muito importante! Para participar é simples e rápido, basta clicar: https://bit.ly/2Nj5Ool

 

 

 

Em 2019, mais algumas bibliotecas da UFRJ podem ser localizadas também nas páginas das redes sociais.

 

A biblioteca do Instituto de Física agora tem um canal no youtube no qual disponibiliza para os seus usuários vídeos divulgando os serviços da biblioteca e tutoriais de pesquisa nos recursos informacionais da UFRJ. 

 

Além disso, no Facebook e no Instagram é possível se manter atualizado com as atividades que acontecem pela Biblioteca de Obras Raras do Centro de Tecnologia. 

 

 


 

 

 

Dia 14 de Novembro aconteceu a 1ª edição do Prêmio Paulo Freire. O prêmio promovido pela Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) premiou 86 iniciativas desenvolvidas por profissionais de educação das escolas e universidades da rede pública de ensino em nove categorias: projeto político-pedagógico; experiência com alunos do Ensino Fundamental; Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos; Ensino Médio, Pós-Médio, Técnico ou Profissionalizante; do Ensino Superior; do Ensino à Distância; de experiência pedagógica na área de Inovação, Ciência e Tecnologia; e de Experiência Pedagógica na Educação do Campo.

 

Na ocasião, na categoria Experiência Pedagógica na Modalidade Educação Especial, a Biblioteca do Colégio de Aplicação da UFRJ foi premiada pelo Projeto “XV Semana da Biblioteca do CAp UFRJ: ações de mediação da leitura inclusiva e acessível”.

 

Parabéns à equipe da biblioteca do CAP/UFRJ pelo trabalho desenvolvido com tanta competência.

   

 

 

 

 

 

Dia 27 de Novembro, o projeto de extensão da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH),”Compartilhando Leituras” irá receber  Andréa Queiroz, diretora da divisão de memória institucional do Sistema de Bibliotecas e Informação (SIBI/UFRJ), com a palestra “A Trajetória d’o Pasquim (1969 – 1991): um alternativo que virou empresa” onde ela irá compartilhar com o público suas experiências na pesquisa com o Jornal O Pasquim, seu papel na luta pela democracia, sua trajetória como imprensa alternativa e seu término na década de 90 numa perspectiva diferente de sua criação.

 

“Compartilhando Leituras” é um projeto coordenado pela professora da Faculdade de Educação (FE) Rejane Amorim e pela técnica-administrativa Valdete Viana.

 

O projeto teve início na gestão 2018/2022 e promove encontros coordenados por convidados que compartilham uma temática de seu interesse com públicos variados e em espaços distintos. O objetivo é favorecer a aproximação do público em geral com especialistas em diferentes leituras.

 

 

 

 

A Biblioteca Jorge de Abreu Coutinho (IQ), em função da necessidade de mudança da coleção dos Chemical Abstracts (CAS) para o Ladetec, fará um breve curso sobre higienização de itens do acervo, para que a coleção CAS possa ser transferida nas devidas condições de higiene. 

 

O curso abordará a importância de manter o acervo limpo; os riscos que a falta de higienização traz à saúde e às coleções, e fará uma breve demonstração de procedimentos básicos de limpeza.

 

Aqueles que desejarem participar, favor confirmar presença pelo e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) até 22/11/19 . Será entregue certificado de participação.

 

 

 

UFRJ Sibi - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ