Serviços O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

 

No dia 13 de Março, o Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ (SiBI), através de sua Coordenadora, a bibliotecária Dra. Paula Mello, da bibliotecária Dulce Maranha Paes de Carvalho,  responsável pela Biblioteca Francisca Keller do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), e do professor Carlos Fausto do PPGAS, receberam doações de diversos títulos da Cambridge University Press.

A representante da editora britânica, Vera Medeiros, esteve presente para fazer a doação dos 501 títulos que serão incorporados ao acervo da nova Biblioteca Francisca Keller, que ficará localizada no Horto do Museu Nacional.

O encontro, que ocorreu na Biblioteca Pedro Calmon (BPC) da UFRJ, marcou formalmente o recebimento das doações feitas pela Cambridge University Press à Biblioteca Francisca Keller que perdeu todo o seu acervo no incêndio do Museu Nacional no dia 2 setembro do ano passado.

 

 

                    

 

                     

 

 

 

 

 

 

Do dia 20 de Março a 10 de julho de 2019 acontecerá no Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, a exposição “UFRJ 1968+50 – Histórias, Memórias e verdade”.

 

Esta exposição celebra as reflexões e resultados das pesquisas realizadas pela equipe da Divisão de Memória Institucional do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que em parceria com o Espaço Memória, Arte e Sociedade Jesse Jane Vieira de Souza da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas torna público o acervo iconográfico, audiovisual e impresso referente ao período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) e os impactos da repressão e autoritarismo na comunidade universitária.

 

Além disso, a programação também contará com as “Quartas de Verdade”, evento semanal que inclui debates, exibições de filmes e palestras com temáticas afins. 

 As atividades acontecerão sempre às 10h, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque. Confira a programação abaixo:

 

03/04: Quartas de Verdade: debate “Comissão da Memória e Verdade UFRJ”

 

17/04: Quartas de Verdade: debate “Reforma Universitária e a dissolução da FNFi”

 

08/05: Quartas de Verdade: debate “Memória, Cultura e História”

 

22/05 : Quartas de Verdade: Livro “A Verdade é Revolucionária”

 

05/06 : Quartas de Verdade: debate “História Oral: Marcas da Memória”

 

A exposição será inaugurada na próxima quarta-feira, dia 20 de março, às 10h, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, localizado no andar térreo do prédio da Decania do CFCH, no campus universitário da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 205, fundos, Urca).

 

 

 

 

 

Durante o I Seminário da EBAOR, nos dias 20 e 21 de Março, acontecerá a Exposição de Ex-Libris.

 

No primeiro dia do seminário, dia 20 de março, será lançado às 9h30, o ex-libris da EBAOR, idealizado e desenhado pela professora de Desenho Dalila Santos, da EBA/UFRJ.

 

Além disso, será apresentada uma pequena mostra de reproduções de ex-libris existentes no acervo da biblioteca da EBAOR.

 

 

 

 

 

 

Dia de comemoração, dia do bibliotecário!

 

pela dedicação e cunho humanista de nossa profissão,

pela criatividade diante da adversidade,

pela força dos compartilhamentos, órgãos de classe e redes,

pela constante atualização e qualificação dos profissionais,

pela satisfação de nossos usuários,

Merecemos!

 

 

 

 

 

 

No dia 14 de novembro de 2018 foi lançada a nova versão da norma técnica NBR 6023/2018 para elaboração de referências bibliográficas

 

Em virtude das mudanças que ocorreram na referida norma, informamos que o Manual para elaboração e normalização de trabalhos de conclusão de curso e o Manual para elaboração e normalização de dissertações e teses estão em fase de atualização.

 

Em breve iremos disponibilizar as versões dos manuais com as devidas alterações.  

 

 

 

 

 

UFRJ Sibi - UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ